A POSTURA DE LOTÚS:

O lótus é uma postura que se assemelha a uma planta muito comum nos pântanos da índia. Essa planta que nasce na lama dos pântanos, atravessa, com seu caule, a profundidade das águas para abrir-se a cima, completamente limpa, deixando suas folhas e pétalas contemplando o sol.

Execução

Sentado com as pernas estendidas, flexione a perna direita apoiando-a sobre a coxa do lado oposto, com a planta do pé voltada para cima. Em seguida, repita o mesmo procedimento ao flexionar a perna esquerda sobre a coxa direita. A perfeição da postura se dá quando os dois pés são colocados sobre a articulação coxofemoral exercendo pressão sobre a região abdominal e os joelhos mantidos apoiados no chão. Apoiar as mãos sobre os joelhos.

Para imitar o lótus, a mão esquerda fica apoiada sobre os calcanhares, e a direita sobre a mão esquerda, ambas com as palmas voltadas para cima.

É uma tentativa de imitar o lótus ajudando pela posição das mãos. Os pés fazem lembrar as folhas sobre as águas, e as mãos abertas, sobrepostas, a flor de lótus desabrochada. O lótus ou PADMA é uma flor nascida de uma planta encontrada comumente nos pântanos indianos, cujo caule se prende ao lado através de suas raízes. Ela é vista como símbolo de pureza mental e da consciência altamente desenvolvida. O Padmasana é a postura que melhor satisfaz ás praticas respiratórias e a meditação, em razão, principalmente, da simetria perfeita e o alto grau de imobilidade a que o corpo é submetido, permitindo a mente silenciar.

 Benefícios físicos:

Em decorrência da posição a que as pernas são submetidas nesta postura, o sangue  torna-se abundante na região pélvica, provocando a revitalização dos nervos sacros e do cóccix, atuando, consequentemente, sobre as gônadas (glândulas sexuais).

Benefícios Mentais:

 Esta postura, ao ser praticado, além da total imobilidade que ela requer e oferece, provoca no organismo uma diminuição da influência das extremidades inferiores (coxas, pernas e pés), permitindo que a mente mais livre dessas interferências encontre um clima adequado no trabalho de conquista do estado de serenidade.

Benefícios Emocionais:

 Podemos nos deixar ser envolvidos por um sentimento de confiança e alegria, procurando despertar nossos valores mais elevados, no caminho de nossa evolução espiritual.

Share Button
Alameda dos Eucalíptos, 56, Caminho das Árvores Salvador - Bahia - CEP: 41820-760 - Tel.: (71) 3358-7853 e 3359-0151
© 2017 Todos os Direitos Reservados à Casa de Yoga